domingo, 11 de dezembro de 2011

Saudades

Saudades é algo cotidiano, rotineiro, mas que nunca nos acostumamos. Saudades é bom e é ruim, tudo ao mesmo tempo, junto e misturado. Saudades é inexplicável. Mas é muito fácil de sentir. Basta estar longe. Ou apenas imaginar a distância. Sim, porque saudades por antecipação existe e dói, mas, ao mesmo tempo, faz a gente aproveitar melhor cada momento.

Estou com saudades do meu amor. Última vez que o beijei? Ontem de manhã. Quando vou vê-lo novamente? Provavelmente hoje ou amanhã. Mas a saudade dele é gigante, imensa imensurável. Por quê?

Se tivesse uma explicação não estaria escrevendo esse texto. Mas tenho algumas idéias sobre esse sentimento. A primeira delas é: quanto mais se convive com alguém, mais saudades se sente, por menor que seja o tempo longe. É incrível como eu sofro de saudades durante 48h agora e, antes, não era tanto assim. A convivência aumentou ou o sentimento? Acredito que ambos. É uma relação estreita em que você gosta mais de alguém a cada dia e, por isso, qualquer ausência dói cada vez mais.

Mas, a dor da saudade tem diferentes nuances. Tudo depende de quem você gostaria que estivesse com você e qual a relação que existe. Por exemplo: eu sinto saudades da minha mãe de uma maneira muito distinta da que sinto do meu namorado. São amores e necessidades diferentes que tenho em relação aos dois. Sem falar no tempo de afastamento e convivência.

Amo minha mãe loucamente. Mas, há oito anos não vivo com ela. Sofri muito no primeiro ano. Demais. Mas, hoje, consigo não passar mal de saudades dela. Já com o lindo eu convivo há apenas quatro meses. Por isso, dois dias longe parecem uma eternidade. E dói. E me faz ver mais ainda o quanto esse homem é fundamental na minha vida, essencial para a minha felicidade. E quanto é bom tê-lo pertinho de mim, me namorando, amando, mimando, sendo meu porto seguro, me fazendo feliz como nunca fui.

E, por tanta felicidade, vale sentir saudades. :-)

Nenhum comentário: