quinta-feira, 14 de junho de 2012

O que é moda mesmo?


Sendo direta: Não sigo tendências. Acho chato. Penso que há  muito de sério e bacana no mundo da moda. Apesar de não me ligar, como não respeitar personalidade do porte de Coco Channel, Kenzo, Carl Lagerfeld? Se você ler um pouco sobre esses e os principais nomes da alta costura, suas tragetórias, vidas e criações, encontrará um mundo interessantíssimo, rico, profundo, criativo e que mudou costumes e comportamentos.

Agora, não me venham falar que isso que vemos hoje em dia é moda. Por acaso, descobri, um dia, um blog chamado Shame On You, Blogueira. E, por esse site, descobri o universo  dos blogs de “moda”, com seus infinitos looks do dia. Blogs feito por meninas ricas, com um guarda-roupas cheeeio de todas as marcas etc. Mas chatos, chatos, muito chatos.

O mundo da moda que vejo espalhado na www por ai é boring. Não existe estilo, só um bando de patricinhas correndo em manada atrás da última tendência. E daí que esse é o inverno do mullet? Todas tem uma saia ou vestido assim. E ai, parece que vira obrigação todo mundo também ter. [Parentese:  Que me desculpem as fashinionistas, mas mullet é ridículo. Ok, tem que ache bonito, mas eu acho horroroso e jamais vou usar só porque é tendência.]

Loboutin? TODAS têm. Ok, os sapatos são bonitos, legais, etc. Mas é que tudo é tão igual, padrão e óbvio que não sei realmente qual é a inspiração que as leitoras desses blogs de moda enxergam nessas garotas. Sério, vamos ser realistas: quantas pessoas no mundo tem dinheiro para pagar R$ 3 mil num sapato? A tendência do inverno é colar gola. Sério? Sabem há quanto tempo colar gola é vendido pela Un vestido y un amor? Pois é. As fashionistas descobriram agora algo que é clichê para quem realmente tem um estilo (no caso, o sessentista).

Definitivamente, a única coisa que uma leitora desses blogs de moda consegue, na minha visão, nesses espaços é descobrir que ela precisa comprar a roupa que está na vitrine dos shoppings. Precisa entrar num blog pra isso?

Estilo não tem nada a ver com usar grifes da cabeça aos pés ou ter tudo das últimas tendências. Significa saber expressar seu eu interior por meio das roupas, calçados e acessórios que você usa. E isso, gente, não há blog no mundo que ensine.

Ps. Para encerrar, deixo para vocês o depoimento de uma das seguranças da SPWF sobre o que é moda para ela. Virei fã!

Nenhum comentário: