quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Uma carta para o passado

Olá Núbia, tudo bem?

Aqui quem fala é a Núbia, 10 anos mais velha. Escrevo daqui de 2011 para contar algumas coisas que vão acontecer de você nos próximos 10 anos.

Primeiro de tudo, acalme-se. Seu aniversário de 16 anos será muito divertido. Você vai para a ExpoAgro ver o show do Bruno e Marrone (no futuro, você vai detestar música sertaneja, mas aproveite por ora). Vai chover muito e você ficará com a bota caramelo cheia de lama. Mas será divertido e você vai adorar encontrar todo mundo de Glória em Dourados. Sim, o Márcio, está pessoa que atormenta seu coração há três anos, estará lá. E, sim, ele vai te ignorar. Mas, não se preocupe. Em breve, você vai ficar com ele, vai fazer aquilo que deseja desde os 13 anos.

Só sinto informar que será uma tremenda decepção – você vai achá-lo bobo e burro. E ainda por cima, não vai exatamente adorar o beijo dele.  E vai ver como essa foi só uma paixão adolescente. Sei que seu coração dói quando você pensa nele, mas acredite – você vai se apaixonar muito mais, vai amar muito mais e, quando chegar em 2011, vai ver como isso foi apenas um sentimento pequeno perto do que você descobrirá e sentirá na próxima década.

Você vai se divertir muito nos próximos anos. Por exemplo, você vai para a delegacia de Deodápolis junto com todos os seus amigos – e vai ser um dos dias mais divertidos da sua vida. Você vai conhecer uma pessoa legal pra substituir o Márcio. Tudo bem que primeiro você vai detestá-lo de cara e xingá-lo muito. Mas, depois, vai se apaixonar e se divertir com ele.

No final de 2001, você vai passar no vestibular para a agronomia. Mas, assim que o ano virar, você vai mudar completamente de ideia e resolver tentar prestar o vestibular para jornalismo ou direito. Fique calma: você será extremamente bem sucedida nessa meta que eu sei o quanto te atormenta. E você vai fazer faculdade onde você menos imagina. Prepare-se porque, em 2003, sua vida vai mudar completamente. Você irá para outro estado, conhecerá pessoas muito diferentes. Mudará seus gostos. Aprenderá muito. Vai sofrer muito também porque nem todos irão com a sua cara e farão de tudo para te humilharem. Você vai se sentir péssima, rejeitada, horrorosa. Mas vai superar isso e ter certeza que fez o que precisava fazer, se comportou como deveria se comportar. Te aviso que não é fácil ser um pessoa com opiniões fortes – você vai sofrer muito com isso, mas isso te ajudará a conhecer muita gente legal do bem, que te ajudará muito.

Fique tranquila: suas melhores amigas (Cássia, Joyce, Monnik, Rafaela e Paula) continuarão a ser suas amigas. Você vai falar menos com elas, conforme o tempo passar. Isso porque as vidas de vocês tomarão rumos muito distintos. E você será aquela que estará mais distante, tanto em termos físicos como em modo de encarar a vida. Mas essa amizade bonita que vocês têm permanecerá pela próxima década.

Sua relação com o seo Adalberto Tavares vai piorar. Muito. Você terá que ser forte para entender o que acontecerá entre você e seu pai. As coisas não estão claras e definidas aqui. Mas não se preocupe, que tudo o que acontecer, não será culpa sua. Será o destino, a vida. Já em relação à dona Cícera, você agradecerá por tudo o que reclama hoje. Você verá que os horários, as regras, todas essas coisas chatas que te fazem brigar com ela serão fundamentais para você quando você estiver sozinha, longe de casa, e sem ter com quem contar. E, apesar de continuar brigando (você sabe como sua mãe é uma pessoa implicante), vocês se tornarão mais próximas e amigas nos próximos 10 anos.

Sei que você se acha feia, desinteressante, etc. Isso não vai mudar muito nos próximos anos. Mas não se preocupe com algo que eu sei que te atormenta. Se nenhum garoto demonstra interesse por você, ou se você sempre fica sozinha nas festas, relaxe. Nos próximos anos, o problema será outro: vão aparecer tantos meninos e homens na sua vida, que o problema será o excesso de oferta. Tanto que você vai fazer um monte de bobagens das quais se arrependerá. Mas elas farão com que você, com o tempo, aprenda a se valorizar, a saber quem merece suas lágrimas, seus sorrisos, sua dedicação, você.

Você vai continuar brigando com a balança pela próxima década, mas tenho uma notícia bacana: quando entrar na faculdade, você vai pular do sutiã 38 para o 44. YES, você terá peitos grandes, girl!!! (mas a bunda continuará pequena – não dá pra ter tudo, né?) Você também vai se arrepender desse seu cabelo loiro e será morena por boa parte dos próximos anos. Cara, você vai encolher dois centímetros também. Sim, eu sei que é bizarro, mas vai acontecer. Vão inventar uma coisa revolucionária chamada escova progressiva e você selará a paz com seus cabelos.  E você vai aprender a gostar de coisas do seu corpo que hoje você ignora – sua boca, por exemplo.Você também vai descobrir que alguns garotos te acham sexy – e que isso não é necessariamente bom.

Sei que você não exatamente se orgulha de ser virgem e te digo que vai permanecer uns anos assim ainda. Mas sua primeira vez será muito legal e nada traumática.  Enjoy it! E você vai fazer tudo certinho, com a pessoa certa, na hora certa. E, comemore: você não será mãe adolescente, como muito das suas amigas serão – em breve, vai ter um festival de amigas grávidas, gata. E olha, xô contar: um monte de gente que nem olha na sua cara hoje vai querer ser sua amiguinha/puxar seu saco/te pegar. E você vai saber colocar esse povinho em seu exato lugar.

O que mais vai alterar na sua vida será seu gosto musical e a maneira como você se vestirá. Você vai aprender a usar blusa de alcinha, vestido, saia e vai virar uma pessoa do samba e do rock, coisa que hoje você não é. E vai para com essa vida de freqüentar prova de som de carro e prova de laço. Enquanto a virada não vem, te digo: aproveite.

Em 2002, você terá a maior alegria e a maior tristeza da sua vida até então: você vai passar no vestibular, mas seu time será rebaixado pra segunda divisão. E, em relação ao Palmeiras, as notícias são desanimadoras. Esqueça tudo o que viu até agora, você vai sofrer e muito por conta do verdão. Mas ai é que você vai entender o que realmente sente por esse time. Vai entender o tanto que você ama o Palmeiras. Será nas tristezas dos anos 2000 que você vai perceber que o Palmeiras é fundamental. E, se terá tristezas, terá felicidades também: GAROTA, VOCÊ VAI A UM JOGO DO PALMEIRAS! NO PALESTRA ITÁLIA! VAI SER SÓCIA DO CLUBE! VAI RESPIRAR VERDE E BRANCO! Mesmo que, em alguns momentos, tanta paixão possa vir a ser criticada e você vai escutar coisas ruins, coisas que doem, por conta do seu amor pelo verde e pelo branco, como tudo, as coisas boas serão maiores que as coisas ruins.

Não sei se consegui te mostrar o que será da sua vida nos próximos 10 anos. Mas quero te dizer que, daqui de 2011, eu tenho muito orgulho de você, ai em 2001. E te afirmo que você fará tudo certinho, como tem que ser: com acertos e erros, mas sempre aprendendo e melhorando.

Obrigada por você existir ai e se comportar como está se comportando. Daqui, eu agradeço.

Nenhum comentário: